DesignGráfico & Ilustração
PROJETO ELÁS.BRUXAS
por Fernanda Victorello, Rodrigo Romera, Luis Felipe Coimbra Costa & Ana Moura
Arte + Ciência + História
As obras permitem visualização em três dimensões (exceto as obras retratado Frida Kahlo que utilizam Realidade Aumentada via QRcode como recurso), coloque os óculos e boa apreciação :D
ELÁs procura demonstrar, por meio de linguagens artísticas e sociais, o protagonismo exercido por importantes figuras femininas a partir de suas historicidades e de acordo com seus feitos e atitudes em vida. Dessa maneira e sempre buscando o diálogo com as ciências exatas e sociais, ELÁs elegeu mulheres que contribuíram com suas relevâncias nas áreas científica, artística e política.
.SOBRE ELAS.
CELESTE CAEIRO
Revolução dos Cravos - 1974 - PORTUGAL
Figura simbílica do período revolucionário, sua memória está gravada nas mentes e nos corações portugueses devido sua ação poética de levar cravos às armas dos soldados simbolizando a paz e o fim do fascismo em Portugal, um ato pacífico que se sobrepôs ao conflito.
Celeste Martins Caeiro (Socorro, Lisboa, 2 de Maio de 1933)[1] foi a mulher que, no dia 25 de Abril de 1974, distribuiu cravos aos militares que levavam a cargo um golpe de estado para derrubar o regime liderado por Marcelo Caetano. Por este motivo, a revolução ficado conhecida pela Revolução dos Cravos.[2]
Descrição de técnicas:
Ilustração Digital – ProCreate (Ipad Pro), Adobe Photoshop e Adobe Illustrator
EMILIA NADAL
Artista plástica multimídia - PORTUGAL
Emília Nadal Baptista da Silva é uma artista plástica multimedia portuguesa que dedica-se à pintura, desenho, gravura, video-performance e objectualismo. Ela é vencedora dos Prémios Anunciação e Prêmio Lupi de Pintura pela Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa, e do XVIº Prémio de Desenho Joan Miró. Wikipédia
Descrição de técnicas:
Ilustração Digital – ProCreate (Ipad Pro), Adobe Photoshop e Adobe Illustrato
ADA LOVELACE
Tecnologia - REINO UNIDO
Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace, atualmente conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage.
Nascimento: 10 de dezembro de 1815, Londres, Reino Unido
Falecimento: 27 de novembro de 1852, Marylebone, Londres, Reino Unido
Descrição de técnicas:
Ilustração Digital – ProCreate (Ipad Pro) e Adobe Photoshop
Técnica Mista – Grafite e Adobe Photoshop
MARIE CURIE
Ciência - FRANÇA
Marie Skłodowska-Curie, nascida Maria Salomea Skłodowska, foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade.
Descrição de técnicas:
Ilustração Digital – ProCreate (Ipad Pro), Adobe Photoshop e Adobe Illustrator
MULHERES NA NASA
Katherine Johnson, Dorothy Vaughn, Mary Jackson - EUA
No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.
Descrição de técnicas:
Técnica Mista – Grafite e Adobe Photoshop
CARMEN AMAYA
Canto e Dança Flamenco - ESPANHA
Carmen Amaya foi uma dançarina e cantora de flamenco. Nasceu no desaparecido bairro de Somorrostro em Barcelona, de família cigana e filha de guitarrista flamenco. Estreou no flamenco com apenas seis anos, acompanhando seu pai em recintos públicos de Barcelona. Wikipédia
Descrição de técnicas:
Ilustração Digital – ProCreate (Ipad Pro), Adobe Photoshop e Adobe Illustrator
FRIDA KAHLO
"A filha da Revolução" - Arte - MÉXICO
Frida foi uma grande artista mexicana, esposa de um outro grande artista do mesmo país: Diego Rivera. Frida inovou com sua arte intimista, sendo classificada pelos europeus como “surrealista”, ao que negou com veemência, acreditando que tratava-se de uma tentativa de cooptação de si pelos dogmas artísticos europeus. No campo social a artista sempre enfrentou atribuições tidas como “naturais” ao papel social que é dado à mulher.
Obras: Concessão de reprodução RA para exibição - 284Gallery
FERNANDA VICTORELLO
Graduada em Desenho Industrial pelo Centro Universitário Belas Artes em 2002, concluiu Extensão Acadêmica em Criação de Jóias em 2006 e Especialização Design UI/UX - California Institute of the Arts em 2020. Graduou-se na Academia Brasileira de Arte em Desenho Artístico, Ilustração Publicitária e Design Gráfico de 1996 a 1999.
Artista visual, expôs no Brasil, EUA e na Europa; participou e recebeu prêmios em salões de arte nacionais e internacionais além de exibições como artista convidada em eventos como Monsters of Rock, Expo Music e Comic Con CCXP entre outros.
Atua como designer gráfico e ilustradora nos mercados de comunicação, moda e música. No âmbito Acadêmico, realiza palestras e oficinas a convite de escolas e Universidades (Academia do Design - Brasil, Univille - Brasil e Mohawk College - Canada)
prêmios e exibições:
www.fvictorello.com/expostospremiados
portfolio:
www.fvictorello.com/galeria
RODRIGO ROMERA
Artista plástico e historiador, tendo concluído também a faculdade de turismo, é docente nas áreas de artes, filosofia, sociologia e história, tendo cursado mestrado pela UNIFESP. É músico desde a adolescência, quando as artes visuais entraram em sua vida, tendo cursado ensino técnico em Publicidade e Artes Plásticas na ABRA. Atualmente atua na produção e curadoria do Coletivo 284 em Lisboa, onde participa simultaneamente como artista da exposição “Imperfeita”, uma homenagem à mulher e à Frida Kahlo. Teve suas obras expostas no salão de Alphaville, no Mercure Hotel de Pinheiros, na Expo Arte SP, na Casa Expo, 1ª Coletiva do Clube de Artistas, Affresco Galeria, Festival Mostra tua Arte, entre outros.
LUIS FELIPE COIMBRA COSTA
Phd em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Janeiro de 2023 - Brasil
Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, coordenador da linha de pesquisa Governo do Laboratório do Futuro, membro do Laboratório Ludes e pesquisador visitante do Laboratório de Jogos e do departamento de matemática, do Instituto Superior Técnico – IST, Lisboa, Portugal. Atualmente, trabalha com pesquisas em sala de aula invertida, autorregulação da aprendizagem, gamificação, jogos, assuntos relacionados com o aprendizado em STEM e igualdade de gênero. Ao longo de sua carreira tem ajudado e colaborado com diferentes projetos e iniciativas relacionadas com o Software Livre, foi Coordenador de Inovações Tecnológicas e Diretor de Governança e Sistemas de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Governo Brasileiro.
ANA MOURA
Graduada em Física e Matemática pela Universidade Estatal de Moscovo (1984), ex-União Soviética, concluiu o Mestrado (1995) e o Doutoramento em Matemática Aplicada (1999) ambos do Instituto Superior Técnico (1995), Portugal. Desenvolveu investigação na área da Teoria de Operadores e Análise Funcional com aplicações, tendo publicado uma dúzia de artigos nesta área em revistas internacionais. Nos últimos anos produz conteúdos online e exercícios online, na área da Matemática, e publica vários artigos sobre e-learning. Sendo autora de três MOOC em tópicos de Matemática, em particular um curso sobre Machine Learning, tenta trazer uma perspetiva social e ética para estes tópicos. Desde 2019 tem sido coordenadora de projetos ERASMUS+ para o Ensino Superior. Tendo tido uma breve carreira em Dança no início dos anos 90, mantém uma atividade de bailarina de Flamenco e concertista de castanholas.